Nome:

E-mail:



Você está em:

Últimas Notícias


Balanceamento da dieta
 A produtividade de rebanhos leiteiros está intrinsicamente ligada à alimentação fornecida, pois é do alimento que o animal extrai a energia e nutrientes essenciais para mantença, reprodução e produção de leite. A alimentação deve, portanto, suprir as exigências nutricionais a fim de assegurar que as vacas mantenham-se saudáveis, continuem emprenhando e expressem seu potencial de produção de leite.

Nesse contexto, a formulação de dietas corretamente balanceadas é item de alto impacto na produtividade de rebanhos leiteiros. É através do balanceamento que se assegura que os animais receberão uma dieta que atenderá suas necessidades em termos de energia, proteína, fibra, vitaminas e minerais.

Erros na dieta fornecida podem influenciar e causar diversos problemas no rebanho, como por exemplo, doenças metabólicas (p. ex. acidose ruminal, cetose, laminite), queda de produção e redução da eficiência reprodutiva. O caminho indicado para evitar esses e outros problemas realacionados à alimentação é o fornecimento de dietas balanceadas que: atendam a necessidade energética do animal, supram a demanda de proteína degradável no rúmen, tenham o teor mínimo de fibra efetiva para promover a ruminação, não contenham lipídeos em excesso a fim de não prejudicar os microorganismos do rúmen, etc.

A lista das características e composição essenciais a uma dieta balanceada é extensa e por isso a formulação de dietas não é tarefa simples e requer a combinação de conhecimentos sobre a composição dos ingredientes fornecidos (pasto, silagem, grãos, pré-mistura, subprodutos, etc) e sobre nutrição de bovinos leiteiros (funcionamento ruminal, exigências energéticas, etc).

Embora a formulação de dietas não seja simples, é tarefa fundamental para se atingir maior eficiência produtiva, uma vez que além de ter impacto direto na produção também representa os maiores custos da atividade leiteira. Ou seja, não balancear corretamente a alimentação fornecida pode representar elevados prejuízos, pois ocorrem perdas produtivas e também gasto inadequado do capital disponível.


Fonte: MIlkpoint

     
Endereço:
Av. Presidente Castelo Branco, 245
Cep: 95250.000
Antônio Prado - RS
Telefone:
(54) 3293.2525
Nome do usuário: Senha:
2011 © Resolpec. Todos os direitos reservados